sexta-feira, 15 de maio de 2009

Kassab também vai fazer um fura-fila made in Japão

Em sua passagem por Osaka, no quinto dia da missão oficial ao Japão, o prefeito Gilberto Kassab conheceu nesta sexta-feira (15) o monotrilho local e avaliou que a tecnologia do metrô leve da cidade possui as características que os técnicos buscam para a construção do trecho final do Expresso Tiradentes. No mês passado, o prefeito de São Paulo e o governador José Serra anunciaram que os 20 quilômetros finais do corredor que ligará o centro à Cidade Tiradentes, na Zona Leste, serão construídos utilizando esse modelo, em via elevada.
http://i660.photobucket.com/albums/uu330/bravo1932/a1/01480651700.jpg?t=1242413747

Depois de conhecer a experiência de Tóquio com o monotrilho, Kassab e o secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, percorreram um trecho do metrô leve  de Osaka, que tem quase 25 quilômetros de extensão. Ambos  saíram convencidos de que esse modelo corresponde às características identificadas para o Expresso Tiradentes. "Esse tipo de transporte é realmente moderno, rápido, simples de ser construído. Acredito que ele será uma importante alternativa para o transporte público de São Paulo. Eu e o secretário Alexandre de Moraes estamos convencidos de que devemos investir nosso tempo na preparação dos nossos técnicos para que eles possam conhecer melhor esse modelo e, em parceria com o Metrô, procurar, o mais rápido possível, construir o Expresso Tiradentes, em sua etapa final, com essa tecnologia", declarou.

Para o secretário Alexandre de Moraes, a tecnologia utilizada no monotrilho de Osaka é mais próxima das necessidades de São Paulo e deve ser melhor avaliada pelos técnicos brasileiros. "Aqui em Osaka existe uma grande vantagem, porque utiliza uma tecnologia mais moderna, que se adequa bem a São Paulo, ao Expresso Tiradentes e ao que nós pretendemos para o sistema, que é transportar 35 mil pessoas por hora. Portanto, o monotrilho de Osaka é uma possibilidade muito boa para o transporte público de São Paulo", disse o secretário.

Os investimentos previstos para o trecho final do Expresso Tiradentes são de R$ 2,3 bilhões, sendo R$ 1 bilhão da Prefeitura e o restante do Governo Estadual. A expectativa é de que a linha esteja totalmente concluída até o final de 2012.

Fonte Prefeitura
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo