
Depois de conhecer a experiência de Tóquio com o monotrilho, Kassab e o secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, percorreram um trecho do metrô leve de Osaka, que tem quase 25 quilômetros de extensão. Ambos saíram convencidos de que esse modelo corresponde às características identificadas para o Expresso Tiradentes. "Esse tipo de transporte é realmente moderno, rápido, simples de ser construído. Acredito que ele será uma importante alternativa para o transporte público de São Paulo. Eu e o secretário Alexandre de Moraes estamos convencidos de que devemos investir nosso tempo na preparação dos nossos técnicos para que eles possam conhecer melhor esse modelo e, em parceria com o Metrô, procurar, o mais rápido possível, construir o Expresso Tiradentes, em sua etapa final, com essa tecnologia", declarou.
Para o secretário Alexandre de Moraes, a tecnologia utilizada no monotrilho de Osaka é mais próxima das necessidades de São Paulo e deve ser melhor avaliada pelos técnicos brasileiros. "Aqui em Osaka existe uma grande vantagem, porque utiliza uma tecnologia mais moderna, que se adequa bem a São Paulo, ao Expresso Tiradentes e ao que nós pretendemos para o sistema, que é transportar 35 mil pessoas por hora. Portanto, o monotrilho de Osaka é uma possibilidade muito boa para o transporte público de São Paulo", disse o secretário.
Os investimentos previstos para o trecho final do Expresso Tiradentes são de R$ 2,3 bilhões, sendo R$ 1 bilhão da Prefeitura e o restante do Governo Estadual. A expectativa é de que a linha esteja totalmente concluída até o final de 2012.
Fonte Prefeitura