quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Dicas contra o spam

São Paulo, 05 de agosto de 2009 - O volume de spam produzido em todo o mundo cresce mês a mês. Enquanto isso, usuários de correio eletrônico sentem-se de mãos atadas, com muito pouco a fazer para reduzir o número de mensagens indesejadas que chegam às suas caixas postais todos os dias.

Se acabar com a praga é tarefa praticamente impossível, a combinação de algumas tecnologias e comportamentos, aliados aos esforços de seu provedor de e-mail, podem diminuir significativamente o incômodo trazido pelo spam.

As medidas vão desde o preenchimento de cadastros - físicos ou virtuais - até a verificação de sites em entidades confiáveis, conforme indica Walter Sabini Junior, CEO da Virid Interatividade Digital, empresa especializada em soluções e serviços de email marketing. Veja abaixo algumas dicas do executivo:

1 - Seja criterioso ao preencher formulários e não cadastre seu email em sites de procedência duvidosa. E, se estiver em um site que não passa plena confiança, crie um email temporário apenas para este cadastro. Se você possui um domínio próprio, uma boa ideia é cadastrar um segundo email apenas para ser utilizado nessas situações. Você pode direcioná-lo para o principal e receber todas as mensagens na mesma conta de email e, quando perceber que está recebendo muitos spams, poderá deletar o email secundário e criar um novo.

2 - Não abra, interaja ou responda quando não conhecer a procedência da mensagem recebida, o ideal é reportar a mensagem indesejada como spam, mesmo quando a oferta for de seu interesse. A maioria dos provedores oferece um link para reportar spam. Ao interagir com uma mensagem não autorizada, você fomenta a prática do spam.

3 - Configure os recursos de antispam oferecidos pelo seu provedor de acesso. Os filtros ajudam a melhorar o fluxo de seus relacionamentos digitais. Porém, lembre-se de que muitas empresas idôneas podem fazer um template inadequado e uma mensagem autorizada pode ser classificada como spam. Faça manutenção periódica, verificando se o que está sendo classificado como spam procede e configure regras de acordo com seu interesse.

4 - Inclua em seu catálogo de endereços os emails com quem você mantém relacionamento. Assim seu provedor não os classificará como spam e você poderá restringir ainda mais as regras antispam.

5 – Em caso de dúvida sobre a validade do email, pesquise o remetente e a ferramenta utilizada para o envio. Você poderá avaliar passando o cursor no link que sugere a exclusão da base para verificar a URL da ferramenta de envio, ou com o botão direito do mouse clique sobre o link e depois em propriedades. Verifique junto ao remetente se a ferramenta de envio é a utilizada por ele. Você também pode verificar a quem pertence o domínio no site do CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil), acessando o endereço www.registro.br.

Fonte: http://wnews.uol.com.br/

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